28 janeiro 2015

Biotin 1000 mcg - para o crescimento dos cabelos e das unhas.

Diariamente no salão clientes me questionam sobre algo que se pode tomar para o crescimento dos cabelos ou das unhas. Hoje no mercado existem várias opções para esta finalidade, mais novidade é o Biotin 1000 mcg.

Trata-se de uma vitamina do complexo B solúvel em água e que age de dentro para fora, favorecendo o crescimento dos cabelos e das unhas. O mais importante e acho que é a preocupação de toda mulher....é se ele engoooorda???????
Não o Biotin 1000 mcg não engorda........MARAVILHA NÉH MENINAS.
Além de ajudar na produção de ácidos graxos, que são essenciais na manutenção da pele.

Conhecida como vitamina B8, vitamina B7, ou vitamina H, a biotina é uma das vitaminas que fazem parte com complexo B. Ela é essencial ao ser humana, e por se   tratar de um composto hidrossolúvel ( absorvido pelo intestino e levado aos tecidos através da circulação), precisa de reposição diária, já que o corpo não pode armazená-la, por isso seu excesso é expelido pela urina.
 Onde comprar


A biotina trabalha no organismo como uma enzima, processando as gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos, gerando energia para o corpo e produzindo ácidos que mantém a pele, as unhas e os cabelos em bom estado. Ela também atua no sistema nervoso como calmante.

Mas para quem não curte a ídeia de fazer uso de cápsulas ou suplementos, vale lembrar que existem muitos alimentos onde podemos encontrar essa vitamina, entre eles estão: leite e derivados (como queijo, manteiga e iogurte), carne de boi, aves e peixes, gema de ovo, nozes, soja, aveia, gérmen de trigo, espinafre, couve-flor, arroz integral e frutas (principalmente laranja, melão, abacaxi, banana, morango, melancia e abacate)......mas os alimentos  que possuem grandes quantidades de biotina são: gema de ovo, soja, leite e peixe. Mesmo após o cozimento, a vitamina permanece sem alterações.

27 janeiro 2015

Causas e Tratamentos para a Queda de cabelo



Depois de alguns anos trabalhando e atendendo vários casos  de problemas capilar, como queda, seborreia, caspa , oleosidade excessiva, falta de crescimento dos fios...., vejo que nem sempre as pessoas tem tempo ou dinheiro para ir até um salão de cabeleireiro fazer um tratamento capilar adequado ou até mesmo está disposta a investir em um cronograma capilar......


Com certeza você já sofreu ou  conhece alguém que sofre com queda de cabelo.

Os cabelos têm um ciclo vital: crescem, envelhecem  e caem; por isso os especialistas consideram normal a queda de 30 a 100 fios diários, podendo ter seu período mais critico durante o outono.Cerca de 30% das mulheres com 50 anos têm algum grau de calvície. É preciso ficar atento aos sinais, já que a queda de cabelo no sexo feminino costuma ser diferente da no masculino, sendo raras as mulheres que ficam completamente carecas. O que acontece é um afinamento progressivo dos fios, geralmente a partir dos 30 anos.



Primeiramente você precisa conhecer algumas causas da queda de cabelo e ver ser você se encaixa em alguma delas: Em geral a  queda de cabelo tem as mais diversas causas e entre elas as mais comuns são: fadiga geral do organismo, provocada pela falta de vitaminas, sais minerais, proteínas, ambiente fechado sem ventilação, luz artificial, uso excessivo de boné, além do fator emocional: ansiedade, estresse, preocupação ou qualquer tipo de desgaste mental, mudanças hormonais, a genética, distúrbios como a anemia e o hipotiroidismo



  •  Os fatores hormonais ou pre -disposição genética pode levar à alopecia androgenética(Alopécia androgênica atinge 1 em cada 5 mulheres), a calvície. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar apontam que cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos apresentam ou vão apresentar algum grau de calvície – os fios vão ficando mais ralos na parte de cima da cabeça, é muito importante ressaltar que quando se trata da alopecia areata, geralmente em áreas localizadas, os cabelos se soltam em chumaços, o que torna o quadro física e psiquicamente mais importante.  Havendo esses sintomas, é fundamental procurar orientação médica, pois o tratamento  costuma ser mais resistente, principalmente em pacientes com histórico de alergias prévias de pele, ou respiratórias, como rinite e asma. 


Já a tricotilomania – perda de cabelo ocasionado pelo arrancamento dos fios pelo próprio paciente – é considerado um distúrbio que deve ser acompanhado pelo dermatologista em conjunto com o profissional de apoio psicológico (psicólogo ou psiquiatra).


  •  Anemia, alterações na tireoide, Stress dieta pobre e a deficiência de ferro.  Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro.  Importante na produção de glóbulos vermelhos, o ferro é responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue. Sua falta causa desânimo, queda de cabelo e fraqueza, de acordo com um alerta feito no último Congresso Brasileiro de Nutrição.

Onde encontrar: amêndoa, canela, carnes vermelhas em geral, castanha de caju, feijão preto, fígado, ovos, rúcula, soja.

 Mulheres que têm período menstrual de volume ou duração prolongada, também podem desenvolver esta deficiência. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames de sangue feito em laboratórios e pode ser corrigida pelo uso suplementos que contenham ferro.

  •  Doenças autoimune; É aquela que faz o cabelo cair de repente, deixando pelada uma área do tamanho de uma moeda de 1 real. Ela ocorre porque o organismo desenvolve anticorpos contra o bulbo capilar, que deixa de produzir fios. As vítimas preferenciais têm entre 15 e 29 anos.


  • Dieta pobre em carne vermelha: na falta do alimento, há o risco de você absorver menos ferro, o que compromete a chegada de oxigênio ao bulbo capilar. Logo, o fio nasce fraco.


  • Excesso de gordura, açúcar, cafeína e álcool: ao aumentar a chance de ter caspa e produzir mais radicais livres, esses fatores em conjunto aceleram o envelhecimento do cabelo, deixando-o quebradiço.


 Algumas dicas para prevenir ou até mesmo acabar com a queda dos cabelos.

A higiene poderá ser feita com um shampoo caseiro, o melhor deles é o limão (se não houver tintura nos cabelos) que pode ser esfregado no couro cabeludo, evitando caspas, que também provocam queda dos cabelos. Creme feito artesanalmente com babosa, abacate, azeite de oliva, ovo (caipira), são excelentes.Massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos melhorará a circulação, assim como escovar os cabelos várias vezes ao dia, inclusive antes de dormir.Consumir  aminoácidos que  são absorvidos para fazer parte da estrutura de uma célula, e este trabalho só é feito em nosso aparelho digestivo...através da alimentação. Deve-se consumir  frutas, verduras, levedura de cerveja, germe de trigo (fechado à vácuo), limão, melado de cana, iogurte, castanhas, abacate, arroz e pão integral, irão compor as vitaminas, sais minerais e proteínas necessárias. Ainda podemos fazer uso de um mineral, o silício, que no nosso corpo encontra-se mais concentrado na pele, cartilagens, ossos, tecido nervoso, couro cabeludo. Na alimentação, encontra-se no morango, castanha-do-pará, chicória, aveia, principalmente nos seus grãos e na água do cozimento. Na alface, couve-flor, etc.. Sua deficiência leva à fraqueza e queda dos cabelos além de provocar rugas, rachaduras de pele, enfraquecimento das unhas e hipersensibilidade nervosa.



Máscara caseira de Babosa

Aloe vera - Babosa


• -Pegue uma folha e tire a baba de dentro, bata no liquidificador (de preferência um liquidificador que não for ser mais usado, pois a babosa contém um gosto muito amargo) e passe em todo o cabelo, inclusive na raiz;
•- Deixe meia hora na touca plástica ou de alumínio;
•- Lave os cabelos como de costume;
• -Utilize pelo menos uma vez por semana ou a cada quinze dias.
A babosa pode ser misturada também no creme de hidratação. Na pele você passa a baba no rosto, como uma máscara e espera secar, depois lave normalmente.
A babosa é excelente pra diversos motivos de queda, seja por químicas excessivas ou algum problema hormonal e até para calvície, pois dependendo do motivo ou cessando a queda, diminuindo ou retardando a calvície.



Chá de Avenca


  •  Ferver 100 gramas de folhas de avenca seca em 1 litro de água filtrado durante 30 minutos.

  • A
  • Depois é só esperar esfriar, coar e usar o líquido no couro cabeludo limpo e seco, massageando bem o couro cabeludo com o chá de avenca.
Esse procedimento pode ser usado diariamente. A avenca irá fortalecer os fios e estimular o crescimento dos cabelos, além de ajudar a combater a oleosidade no couro cabeludo.
 A folha de Avenca tem propriedades adstringentes, astiasmática, antibasteriana, anti-inflamatória, antioxidante, digestiva, hepática, expectorante. É aconselhável para infecções respiratórias, asma, febre e constipações, caspa e queda de cabelo, hepatite e para regular a menstruação. Em forma de infusão, a Avenca ajuda a manter a higiene do couro cabeludo.