08 outubro 2013

Histórias sobre os primeiros Salão de Beleza.




Como Surgiu os primeiros Salão de Cabeleireiros......séria na Grécia?



 O cuidado com os cabelos faz parte da história da humanidade. Sabemos que eles formam a moldura do rosto, ajudando a valorizar os traços de cada pessoa. Mas seu significado vai além da beleza estética, pois eles também são uma forma de expressão, revelando a personalidade, o estilo de vida e também a cultura de uma sociedade.

No passado, os cabelos tinham grande apelo cultural. Eles já foram símbolos de poder, sedução e liberdade. Basta realizarmos uma viagem no tempo para percebermos a importância que as antigas culturas davam aos cabelos.

Já no Séc.II AC, na Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, a sociedade tinha elevados ideais de beleza e perfeição corporal. As estátuas gregas expostas em museus, com corpos e rostos perfeitos, mostram a grande preocupação com a estética da época. Até os deuses da mitologia grega eram tratados seguindo estes padrões. Vênus, adeusa do amor, tinha longos cabelos que exalavam um perfume divino e Diana, a deusa da caça, confiava os seus belos cabelos louros aos cuidados das ninfas.


Vênus - Deusa do amor.

Foi essa importância dada à aparência pelos cidadãos gregos que levou a criação de um espaço adequado para os cuidados com a beleza e o tratamento capilar. Assim surgiram os primeiros salões de cabeleireiro, construídos em praça pública. O local era utilizado para o encontro de filósofos, escritores e poetas que conversavam sobre política, esportes e eventos sociais. Os cabelos eram perfumados com óleos raros e preciosos. A cor preferida era o louro, por isso muitos gregos tentavam descolorir suas madeixas.

Mas os cabelos também indicavam a classe social da pessoa. Os nobres e guerreiros os tinhas compridos, visual também adotado pelos filósofos e completado com uma densa barba.
Outras culturas também viam o cabelo como símbolo de status. Os sacerdotes do Egito a cabeça raspada como sinal de sabedoria e os faraós usavam perucas.

A partir da" invenção grega" dos salões de beleza, a profissão do cabeleireiro se tornou célebre. Sua importância atravessa os séculos, transformando padrões, recriando a beleza e refletindo a imagem de cada época.
Curtos, escovados, soltos, práticos, sensuais... Os cabelos se modificam, as técnicas se aprimoram e as tecnologias surgem em ritmo acelerado. Mas para que o cabeleireiro possa exercer seu trabalho com competências e representar toda esta história de dedicação à beleza e à saúde dos cabelos, é preciso conhecer o nosso organismo. Os cabelos não são estruturas isoladas, fazem parte de um conjunto: o corpo humano.

07 outubro 2013

Formas...Tendências para o Verão 2014.





 As Tendências de cortes e tintura de cabelo para 2014... 
Hoje vou falar sobre a tendência para cortes de cabelo para o ano de 2014 que já esta batendo a nossa porta.
                       Para os dias do verão que geralmente são mais quentes, o que estará em alta, serão os cortes mais curtos, que além de mais modernos e fáceis de  arrumar deixam a mulher com uma aparências mais jovem, moderna e elegante.









Novidade Quente.

       


A mais grande novidade na hora de modelar e cachear os cabelos









 Perfect Curling Machine, da Babyliss Pro é o mais novo tipo de ondulador, muito prático e fácil de usar. Basta separar uma mecha e encaixar o aparelho próximo à raiz. A ferramenta suga  os fios, modelando-os como um bobe elétrico. O próprio aparelho avisa o momento de soltar. Ele é indicado para cabelos repicados e também para quem já tem caracóis indefinidos, com pontas espetadas por conta de processos químicos, muito crespos ou pequenos.
Ele ainda não esta à venda , mas diversos sites internacionais já entregam aqui no Brasil.

Curiosidades sobre salões de cabeleireiros





Eugène Schueller

Foto: Reprodução
Você pode não saber quem é, mas também morre de amores por ele: esse químico francês criou a primeira coloração! Isso mesmo foi em 1909! Será que sem ele a gente ainda estaria fazendo como na Grécia Antiga, quando as moçoilas mudava a cor das madeixas com corantes extraídos de frutas e plantas?

06 outubro 2013

Um óleo para chamar de seu....


Óleo de Macadâmia - Fruto extraído de árvore bastante comum em vários países, como Austrália e África do Sul.

Rico em ácido oleico. Também é considerado uma das maiores fontes vegetais de ácido palmitoleico.
A ação- age na coesão da cutícula, tornando-as mais flexível e, ao mesmo tempo, minimizando o risco de quebra e prevenindo o envelhecimento do fio.

Indicado para cabelos cacheados.. Natura Plant Macadâmia


Óleo de Argan - o nome científico é argania spinosa e trata-se de uma planta dos desertos do sudoeste do Marrocos. O óleo é extraído por pressão dos caroços da fruta da árvore.

Rico em tocoferóis naturais (vitamina E), carotenos e ácidos graxos.
A ação absorvido rapidamente pelo fio, sem deixar resíduos, esse ativo faz maravilhas pela fibra capilar, regenerando-a e preenchendo áreas danificadas, sem pesar.





Óleo de Baru - conhecido como "Milagre do cerrado Brasileiro", essa castanha é considerada uma iguaria em países como Japão.O óleo é extraído por meio de prensagem a frio. Seu óleo é rico em ômega 6, 9, vitaminas A e E, fósfero , magnésio e potássio.


Rico em vitamina E e composiçao graxa muito similar ao argan.
Ação- Antifrizz, selamento das cutículas, efeito antipontas duplas, estimula a circulação do couro cabeludo, portanto, ajuda no crescimento dos fios, além de agir como anti-inflamatório contra eczemas e dermatite seborreica. É excelente para proteger o cabelo da agressão química causada por alisamento, relaxamento e coloração.


Óleo de Urucum - também conhecido como Roucou, é retirado das sementes do Urucuzeiro, originário da Amazônia.

Rico em antioxidantes como betacaroteno e ácido elágico. O urucum também é usado na fabricação de óleos bronzeadores.
Ação - pode ser usado para prevenir o envelhecimento das fibras capilares.



Óleo de Baobab - esse ativo, originário da África, é obtido por meio de prensagem a frio das sementes da árvore baobab.

Rico em antioxidantes e vitaminas A, E e F, esteróis.
Ação - hidrata a cabeleira seca, deixando-a mais saudável, com brilho e protege a cor.





Óleo de Açaí - originário da típica fruta brasileira comum na Floresta Amazônica.











Rico em fitosteróis, antocianinas, ácidos graxos essenciais e fibras.
Ação - combate pontas duplas e frizz. Deixa as madeixas sedosas, nutridas e macias. Pode ser usado em produtos para nutrição de cabeleiras enfraquecidas.

















Oleomania... Os óleos e seus benefícios para os cabelos




Esse produto natural "bapho" continua em alta, dessa vez com fórmulas high-tech e novos ativos que turbinam seu poder de fogo.

O argan começou essa relação intensa do cabelo com os óleos vegetais e agora há tantas opções que acaba rolando uma grande confusão. Antes de escolher o seu , é preciso relembrar o passado, quando as únicas opções eram os produtos sintéticos, muitos usados em reparadores de pontas.
Eles gorduravam o fio, não tinham afinidade com com sua fibra e ainda deixavam o look pesado. O boom do argan com sua fórmula leve e fácil de espalhar deu um basta nesse cenário.
Os óleos têm similaridades com o sebo natural produzido no couro cabeludo, sendo uma espécie de "comida" para o cabeludo. 
Cada tipo traz inúmeros ingredientes do bem, como antioxidantes, vitaminas,oligoelementos, minerais e ácidos graxos essenciais, que precisam ser repostos devido às inúmeras agressões a que as cabeleiras são submetidas no dia a dia. Sem contar sua ação protetora.
"De uma forma geral, todos também são agentes emolientes e formam um filme protetor sobre a madeixa, impedindo a perda de água presente em sua estrutura capilar.


Esse caso de amor entre o cabelo e o óleo vegetal tem validação científica, ele tem capacidade de penetrar até nas camadas internas da fibra. E sua absorção é muito mais rápida e eficiente do que a dos cremes e máscaras. A sua capacidade de penetração faz com que ele ocupe os espaços danificados das escamas, preenchendo-as.
O produto ajuda a devolver a umidade para o fio, também é perfeito para eliminar o temido frizz.


A Fórmula.
Todos os óleos são fabricados com um mix de substâncias, o veículo são os ésteres (óleos minerais de nova geração superleves que constituem 99% da fórmula), o ativo principal é o ingrediente vegetal (1%) e, em alguns casos, há inclusão de silicones (1% a 2% para eliminar o frizz). "Quanto mais caro o produto, mais ingredientes vegetal na composição".