Blindagem Capilar
O trio já é conhecido por todas as mulheres que se rendem ao verão brasileiro: sol + cloro + sal. Porém, essa combinação traz como resultado fios desbotados, ressecados e sem vida. Para garantir madeixas de arrasar durante todo o verão, veja como cada fator influência e reverta o processo.
Se o intuito de manter as madeixas saudáveis durante todo o verão, é bom arregaçar as mangas e entrar de cabeça em tratamentos que ajudam a fortalecê-las.
Com as constantes agressões causadas pelo sal do mar,sol e o cloro, o fio entra em um processo de desidratação e perda de proteínas. Isso ocorre porque as cutículas se abrem e os nutrientes necessários saem.
O resultado de toda essa exposição durante o verão são, cabelos desbotados, louros esverdeados, falta de brilho e aspecto de ressecamento.
Os fios se danificam porque o cloro da piscina, a água do mar e os componentes químicos adicionados ao tratamento da água alteram a acidez da fibra capilar e acelera a oxidação da cor, principalmente dos cabelos quimicamente processados, além de desidratar e irritar o couro cabeludo.
Para evitar que isso aconteça, é preciso preparar a cabeleira para enfrentar o verão. Hidratações profundas, e cauterizações devem ser feitas pelo menos uma vez no mês, assim como investir em produtos específicos para cor e sol.
Entre os produtos para a alta estação, não pode faltar filtro solar específico para cabelo, xampu e condicionador para fios quimicamente tratados, leave-in com FPS, reparador de pontas e muita máscara de hidratação.
DICA:" Uma vez por semana usar um xampu de limpeza profunda, já que ele retira , por completo, o cloro e o sal dos fios. Mas logo após usar esse tipo de produto, recomendo usar uma hidratação de tratamento pós-sol para devolver todos os nutrientes perdidos".
Truss Specific Máscara capilar Solare - Indicada para todos os tipos de cabelo, principalmente aqueles que passaram por processos químicos.
Kérastase Chroma Thermique
É melhor prevenir do que remediar
"Enxague o cabelo com água mineral ou de chuveiro após sair do mar, ou piscina, evite o sol usando chapéu, boné ou filtros solares capilares. Além disso, lave as madeixas com frequência e evite sobrecarregar os fios com cremes, condicionadores e máscaras. Quando for prender os cabelos, use um acessório adequado, como elásticos de tecido, para que as melenas não se quebrem.
Também é indicado o uso de leave-in sem enxague para proteger os fios, mas sem exageros, pois o uso excessivo pode causar efeito contrário, fazendo com que o cabelo seja literalmente frito pelo sol."
"conheça os problemas mais comuns causados pelo verão e como evitá-los."
Cor desbotada- Com o calor excessivo que tomamos na cabeça, as cutículas dos fios se abrem, proporcionando a perda de proteínas e lipídios. Nesse caso é importante usar produtos que protejam as madeixas dos raios solares, que mantenham as cutículas fechadas e hidratadas.. Além disso, produtos que contenham, antioxidantes como vitamina E, óleo de macadâmia, extrato de caviar e proteína da seda são os mais indicados.
Fios claros demais- Assim como os fios coloridos merecem toda atenção durante o verão, os fios descoloridos merecem muito mais. Todo esse cuidado, porque durante um processo químico, as cutículas se abrem, tornando-se mais porosos, absorvendo assim todas as substâncias do meio externo, tais como: sal e cloro, deixando as melenas amareladas ou até mesmo esverdeadas.
Para isso não ocorrer a dica é optar por um xampu ou creme rico em lipídios para que a umidade natural do cabelo seja estabelecida, já que a descoloração resseca o cabelo.
Pontas espigadas- A falta de alguns cuidados durante o verão aliado aos processos químicos, o uso excessivo de secadores e chapinha e a exposição ao mar, e a piscina, trazem como resultado o aspecto de pontas espigadas.
Neste estágio o cabelo está muito danificado e as fibras se enfraquecem e se rompem na hora de prender ou pentear os fios. Abuse dos reparadores de pontas,eles serão seus melhores amigos nesta época do ano.
Também evite dormir com o cabelo molhado e não prenda-o com elásticos de borracha... Porém, se o fio danificar e ficar com aspecto de espiga a solução é vitamina T...tesoura.
Cabelo áspero- Com as agressões causadas pelas altas temperaturas, as células se abrem ou quebram, fazendo com que o cabelo perca a sua hidratação natural, já que a camada hidrolipídica da fibra capilar é removida, deixando as madeixas ásperas e sem brilho. Para reverter este processo, as hidratações são essenciais e devem ser feitas pelo menos uma vez por semana. A superfície do cabelo torna-se mais homogênea, reforçando o brilho e aspecto natural do cabelo.